O santo que deu origem ao Papai Noel

Nicolau de Mira, o homen que virou uma lenda de Natal

O Papai Noel é uma imagem muito querida por todos, e atravessou os séculos ganhando apelidos diferentes ou versões de seu nome no idioma oficial de cada país. Nos países de língua inglesa ele é conhecido como Santa Claus e em Portugal como Pai Natal. A forma de imaginar suas vestimentas também ganhou as características de cada lugar, assim, cada artista ao longo da história retratou a roupa do Papai Noel de forma nova, e com as características da cultura local.

O que todos os apelidos e imagens tem em comum é que se referem a mesma pessoa, um sacerdote caridoso que é cultuado como santo pela igreja católica no mundo todo. São Nicolau nasceu por volta do ano 270 em Pátara, na Ásia Menor, em uma família rica e religiosa. Quando adulto tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde viveu até falecer com idade avançada, por isso também é conhecido como São Nicolau de Mira.

Em sua época os cristãos eram perseguidos, presos, torturados e mortos, mas São Nicolau sobreviveu as perseguições e viveu até a publicação do edito de Milão que concedeu liberdade religiosa ao povo salvando os cristãos que eram perseguidos e mortos há tanto tempo.

São Nicolau pôde participar do famoso Concilio de Nicéia, que uniu bispos de muitos países em um concílio ecumênico para apresentarem como o cristianismo era praticado em suas comunidades e como entendiam os ensinamentos de Jesus após tantos séculos de perseguição tendo que cultuá-lo em segredo e tendo dificuldade para interagir com outros grupos cristão frormados por diferentes apóstolos. São Nicolau de Mira teve uma vida longa praticando a caridade até partir para a Pátria Celestial em 343 d.C., e devido aos numerosos milagres e graças alcançadas quando as pessoas pediam sua ajuda, foi canonizado e posteriormente se tornou padroeiro da Rússia, Noruega e Grécia.

 

 

[title text=”conheça nossa linha de produtos de natal” icon=”icon-gift”] [ux_products cat=”494″]

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *