Como ver a Coleção Gênesis

O primeiro aspecto desenvolvido pelo artista é o crescimento e readaptação constante do jardim que o cerca, que se transforma a cada nova fase, em cada nova flor.

No quadro orquídeas com Samambaias podemos notar pinceladas com muitos movimentos, o que nos conduz a um dos temas do quadro que é a dinâmica, o movimento. Podemos notar em uma mesma planta diversos estágios de crescimento, temos flores desabrochadas, outras ainda em botões. Algumas crescem em conjunto, e outras em seu próprio ritmo, toda essa orquestração do crescimento é acompanhada pela complexidade das pinceladas.

Algumas são apenas pontos, e distintas são aquelas que têm movimentos complexos e muitas pétalas, mas, o importante para o artista é que todas são reconhecidas como flores, ainda que alguns dos seusbotões pareçam buscar apenas crescer, em quanto outros, parecem buscar aparecer; cada um dentro de suas próprias aspirações.

Outro tema trabalhado nos quadros é a constante busca por espaço, que graças ao crescimento da planta, espaços já conquistados são tomados por outras plantas, da mesma forma que vemos uma possível contestação para ocupar obra parte do quadro, onde toda essa adaptação do pertencer, faz com que o jardim progrida, já que a cada nova desconstrução, a cada nova flor, a cada fim de ciclo, as raízes se fixam mais fortemente na terra, fazendo com que a planta tenha cada vez mais uma base solida e funda.

Podemos analizar a obra refletindo se não estamos vendo apenas a parte superficial do ser, com glórias temporárias e belezas efêmeras (como as flores) assim nos esquecemos das raízes, essas que são perenes e por diversas vezes invisíveis e ignoradas. Durante toda coleção podemos também refletir sobre as raízes como o local de onde viemos, já que por vezes crescemos distantes de nossas raízes.

IMG_0461 (1)
03

Gênese Flores e Plantas com Taça

obra de quadro arte genesis xícara do atelie José Augusto Novas atelieaugsuto

Xícara de chá e flores

Obra de quadro arte genesis flor de maio José Augusto Novas atelieaugsuto

Gênese Flor de Maio