O termo coleções de arte pode ser aplicado sob diferentes olhares, o olhar do artista, o olhar do comprador das obras, de um colecionador, de uma galeria de arte, de um museu…

São muitas visões diferentes que aparecem ao ser vista uma única obra, isso, porque cada pessoa, em seu universo cultural e social entenderá de uma forma. 

Mesmo que o objeto seja o mesmo, dependendo da realidade vivida por uma pessoa, ou um instituição, a visão se torna diferente.

No campo das Arte, essas visões, em um termo bastante plural em sua abordagem social, mudam radicalmente. Um artista ao pintar uma paisagem, um conjunto de árvores em um bosque, tem como visão expressar com as tintas, como ele vê, como sente aquela paisagem. Um museu como instituição, poderá ver mais o fator de conservação da peça e sua importância histórica em decorrência da trajetória do artista, dos materiais empregados, e da técnica utilizada. Uma galeria de arte poderá ter uma visão sobre o quanto a obra expressa sua contemporaneidade e como o artista ligou suas diversas fases para, em conjunto com os materiais que utiliza no momento em que aquela obra é produzida, ligar cada obra a um conjunto de outras obras e como formam uma coleção que expressa a identidade do autor, e como o colecionador pode desfrutar das informações e da propria arte adquirida.

Uma coleção de arte, é, em si, um conjunto de ideias, sentimentos, visões, culturas, pensamentos acerca do mundo, de um objeto, de um contexto, e muitas outras situações e elementos.

Uma coleção de arte ao ser adquirida, ou mesmo visitada, caso seja o conjunto de obras de um museu, não precisa ser inteiramente formada com uma única linguagem. Existem coleções tão diferentes em sua estrutura e formação, quanto são diferentes as folhas em uma floresta.

No caso das coleções de arte do ateliê de José Augusto Novas e júlio César mota Petrucci, as coleções são formadas por muitas linguagens, como a fotografia, a música, a pintura e a literatura, e todas elas dialogam com um sistema de Educação e Cultura que açambarca novos olhares, saberes e compartilha com o público o pensamento plural, multicultural e de forte impacto na função de cada linguagem para formar as coleções em sua completude. 

Uma mesma coleção reflete, e também expressa, um momento sob vários aspectos, com diferentes linguagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *